Terapia capilar: Entrevista com a profissional Thamires Ferreira!

“Terapia capilar é a inovação de tratamentos em conjunto com aparelhos eletroterapêuticos que vem agregando na saúde capilar e contribuindo para que pessoas que tenham tendência a perda de cabelos por quaisquer motivo, possam recuperá-los e melhorá-los através de tratamentos, mantendo sua autoestima em dia.”


Conte um pouco sobre como e quando começou a trabalhar com a Terapia Capilar?

Me chamo Thamires, tenho 31 anos e sou formada em terapia capilar.

Em 2009 comecei a trabalhar em um Spa muito conceituado que já fazia este trabalho de terapia capilar com produtos naturais em São Paulo. Trabalhei com eles durante 8 anos, aprendi muito e amava muito este trabalho de cuidado e saúde aos cabelos além da excelência no atendimento. Procurei me especializar na área me formando em terapia capilar e visagismo, além de fazer um curso de produção artesanal de produtos naturais. Durante muito tempo de cursos e aprendizados sobre aromaterapia, fitoterapia e conhecimento deste mundo natural, comecei a sonhar em um atendimento ideal para pessoas que sofriam muito com esses problemas relacionados à queda, químicas e autoestima.

Me mudei para o Rio de Janeiro para trabalhar em outro Spa do mesmo nicho de atendimento natural e percebi que no Rio a deficiência e carência desta área era muito maior, eu tinha muitas ideias para colocar em prática.

Foi então que criei a Alternative Therapy uma empresa que presta serviços de Spa Home com tratamentos totalmente naturais para trazer saúde e bem-estar as pessoas, alguns profissionais só cuidam do couro cabeludo que é onde a terapia capilar se aplica mais devido às quedas, então eu me diferencio por cuidar do cabelo por um todo, incluindo também os fios de maneira totalmente natural, passei a produzir meus próprios produtos artesanalmente 100% naturais contribuindo para o equilíbrio da sustentabilidade e meio ambiente. Fora os benefícios que o tratamento natural pode trazer que são incríveis.


  • O que mudou na sua vida desde que começou a atuar nessa área?

Eu digo que nasci para isso, pois eu amo o que faço, que é poder ajudar o próximo de alguma maneira. Este trabalho está muito vinculado com o bem-estar e autoestima, quando eu atendo clientes que tem inúmeros tipos de problemas relacionados à queda e situações do cabelo que envolve não estar contentes com sua aparência e passo a cuidá-las através do meu contato, dos meus produtos com cheiros incríveis e massagens, sinto que consigo trazer tranquilidade, segurança e esperança de algo melhor. Quando chegamos ao resultado final não tem preço aquele sorriso seguido de um muito obrigada, meu coração transborda de alegria em saber que pude fazer alguém feliz e que pude ajudar a fazer a diferença na vida de alguém deixando a ainda mais linda.


  • Quais os benefícios da Terapia Capilar? Deve-se esperar efeitos a longo prazo?

Os benefícios são incríveis, a terapia capilar ajuda na recuperação dos fios que estão caindo ou danificados, promovendo tratamentos e recuperação á quem sofre por alopecias de todos os tipos.

Os efeitos acontecem a médio prazo e cada cabelo também possui o seu tempo de reação, mas em média o crescimento pode ser visto em poucos meses pois com as estimulações os fios passam a crescer mais rápido que o normal, eles também passam a apresentar mais corpo dando a impressão de cabelos mais cheios.


  • Quantas sessões são necessárias para que se perceba os resultados?

Para começar a perceber os resultados dependendo da situação leva em média de 2 a 3 meses variando de acordo com o tratamento e a necessidade do cliente.


  • Há contra indicações?

Como todos os tratamentos existem sim algumas contra indicações, pois estimulamos com aparelhos de laser, alta frequência e outros. Como exemplo não é aconselhável gestantes realizarem alguns tratamentos, para saber exatamente é sempre bom avaliação de um profissional.


  • Quais os métodos de aplicação? É indicado fazer a aplicação em si próprio sem o auxílio de um profissional?

Os métodos de tratamentos são sempre aplicados com auxílio de um profissional, pois necessita de avaliação para saber exatamente qual tratamento deve-se aplicar, para que até mesmo gere um resultado positivo e atinja os resultados esperados, o profissional determinará o tempo e a frequência em que deve ser feito este tratamento.

Em casa só deve ser feito as atividades que o profissional recomendar para a manutenção do tratamento, há também os profissionais que atendem home care e podem realizar os mesmos.

Sempre que sentir a necessidade busque a orientação de um profissional habilitado.


  • Qual a média de valores de uma sessão?

Hoje em dia existem muitos profissionais trabalhando com terapia capilar e a média de valores varia bastante pois são realizados diversos tratamentos para cada caso específico.


  • Quem pode praticar?

Todos podem praticar a terapia capilar, pois hoje em dia com toda nossa agitação e stress e outros fatores do dia a dia é um pouco difícil alguém que não esteja com os cabelos caindo rs. Mas para realização de um curso ou se desenvolver nesta área, a primeira coisa é gostar de cuidar e querer cuidar, pois é um trabalho que exige muita atenção, entendimento  e dedicação para que os resultados venham.


  • Quais os conselhos para quem deseja se capacitar e aplicar as técnicas de Terapia Capilar?

Aposte nesta profissão e inove-se sempre, ela é incrível e tem muito potencial de crescimento e procura a cada dia.

Goste do que faz, tenha responsabilidade, excelência em seus atendimentos e estude muito. Desejo que tenham muito sucesso e que possamos nos encontrar nesse mundo maravilhoso de cuidado e saúde às pessoas.


Encontre o profissional mais próximo de você na Orbtiha!