Reiki: Entrevista com a profissional Merling Cavalheiro!

“Reiki para mim é Magia! Pois podemos nos curar, curar os outros seres, manipular energia para o passado e futuro, transmutar emoções, amar incondicionalmente! Acredito que além de um método de cura natural, é uma filosofia de vida, pois através da sua prática e princípios, despertamos e nos transformamos em nossa melhor versão!”


Conte um pouco sobre como e quando começou a trabalhar com o Reiki?

Meu nome é Merling Cavalheiro, tenho 29 anos e sou formada em Geografia com pós graduação em Educação Especial e Ciência da Religião.

Trabalhei 5 anos como professora e pesquisadora de humanas, e a 3 anos atrás comecei a me autoconhecer mais, me questionar sobre Propósito de Vida; sempre tive o sonho de fazer psicologia, ajudar as pessoas a se encontrar. E foi entendendo que somos feitos dos Corpos físico, mental, emocional e espiritual/energético que fui buscar minha formação em Terapia Holística, juntamente com Mestrado em Reiki, o divisor de águas da minha vida!

O processo de transição de carreira não foi fácil, mas no início de 2018 consegui meu CRTP e já começava a atender com o Reiki à domicílio e em eventos holísticos.

Em novembro de 2018 comecei a atender integralmente, agregando o Xamanismo, litoterapia, aromaterapia, PNL e outras técnicas ao Reiki. Em abril de 2019 iniciei junto com uma sócia o Espaço Alma Luz onde ministro cursos de Reiki, também estou dando cursos pelo Brasil.

“Ver a vida das pessoas serem transformadas é extremamente gratificante. E hoje podendo iniciar novos Reikianos e levar essa prática de forma voluntária está sendo fabuloso!”


  • O que mudou na sua vida desde que começou a atuar nessa área?

Minha forma de respeitar, não julgar as pessoas e sim manifestar o Amor incondicional. Saber que cada um tem seu processo e que as terapias holísticas vem ajudar a nos tornarmos seres cada vez mais plenamente felizes.

O Reiki é um caminho a ser percorrido, a arte da Felicidade! E as práticas tanto em mim como nas pessoas, animais, plantas, rochas, etc.. os preceitos (Só por hoje sou calmo, confio, agradeço, trabalho com dedicação e honestidade, sou bondoso e gentil) e a meditação (Gasho) tem me trazido autoconhecimento, cura, libertação para uma vida próspera, com significado, propósito maior.


  • O que é o Reiki?

O Reiki é um método de cura milenar que foi redescoberto no século XIX no Japão, por Mikao Usui. É uma técnica suave e não invasiva, de harmonização e reposição energética, que mantém e recupera a saúde. Na terapia holística a doença é vista como uma consequência da desarmonia dos corpos mais sutis. Por meio da imposição de mãos utilizada pelo Reiki conseguimos realinhar os nossos canais de energia e de quem recebe e, assim, restaurando o estado natural (físico, emocional, espiritual), eliminando doenças e promovendo a saúde plena. Além disso, nos trás autoconhecimento e aumento da nosso poder criativo, despertando o nosso melhor!

Desde 2009 que se celebra o Dia Internacional do Reiki em 15 de Agosto, como lembrança do nascimento do Mestre Usui (15 de Agosto de 1865) e assim sendo, um dia de prática de Reiki.


  • Quais os benefícios do Reiki?

Reiki é uma terapia holística que é aplicada através das mãos, sendo tocado ou não.

Trás inúmeros benefícios, entre eles:

    •  Alivia dores físicas.
    • Acelera a recuperação da saúde.
    • Equilibra o fluxo de energia vital do corpo.
    • Reduz a insônia, ansiedade e stress.
    • Estimula o sistema imunológico e endócrino.
    • Renova novas células e revigora no pós operatório.
    • Ameniza distúrbios mentais.
    • Expurga e transmuta energias negativas e intrusas.
    • Expande a consciência e o autoconhecimento.
    • Promove tratamentos à distância.
    • Trás autoestima, paz e serenidade.

 

Os efeitos a longo prazo são incríveis e notáveis, pois sendo uma energia inteligente vai agir onde precisa, trazendo ganhos imensuráveis.


  • No Reiki há contraindicações?

Sem efeitos colaterais, sem contraindicações, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento complementar. Recupera e mantém a saúde física, mental, emocional e espiritual. É um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar, criando para o Ser um estado de harmonia.


  • Quais os métodos de aplicação, é possível realizar autoaplicação?

Qualquer pessoa pode aprender e posteriormente aplicar a técnica em si mesma desde que sinta interiormente essa vontade, podendo ser feita em qualquer lugar, pois você utiliza as suas mãos. No entanto, para ser um Reikiano é preciso estudar a técnica e passar por uma sintonização com um mestre Reiki habilitado para tal. Todas as pessoas podem praticar, crianças à partir de 7 anos de idade.


  • Qual a média de valores de uma sessão de Reiki?

A média das sessões variam entre R$50,00 e R$200,00. Dependendo do tempo da sessão, lugar e técnicas integradas ao Reiki, podendo ser feito à distância, pois no nível II o Reikiano recebe um símbolo que possibilita isso.


  • Quais as técnicas similares que conhece?

Pranaterapia, passe mediúnico, johrei. Todas técnicas diferentes em questões filosóficas e na forma de canalização da energia, já que com o Reiki o terapeuta é apenas um canal, manipulando a Energia REI (energia de Deus, do Sol central) que ao integrar-se a energia KI (energia vital da pessoa) do recebedor, agindo onde precisa.


  • É necessário acreditar no Reiki para que funcione?

Não, pois a energia vai agir mesmo assim, porém é necessário a permissão da pessoa para envio de Reiki. Quem direciona o Reiki não está doando sua própria energia, mas sim servindo de canal para que a consciência cósmica realize a cura. É uma prática terapêutica integrativa reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


  • Por que o Reiki ainda não é tão conhecido?

Pois as terapias estão ganhando espaço aos poucos anos com a desmistificação e a divulgação maior da Ciência de que somos tudo Energia cósmica.


  • Qual seu conselho para quem está começando a praticar Reiki (Aquele que irá receber)?

Meu conselho é se o Reiki fez diferença na sua vida em algumas sessões, se torne Reikiano, pois poderá se autoaplicar, levando essa magia, essa luz para sua vida e para o Mundo.


  • E quais os conselhos para quem deseja se capacitar e se tornar um Reikiano (Aquele que transmite)?

Eu aconselho seguir o caminho como profissional se você tem a vontade de se curar antes de tudo, pois é se curando que podemos ajudar os outros a se curar. Nos amando, nos cuidando, praticando o Reiki e seguindo os seus preceitos, que podemos servir e cuidar das outras pessoas. Se sentir em seu âmago, na sua alma o querer do Bem maior, que é o Amor Incondicional.

Para se tornar terapeuta Reikiano é necessário fazer o curso de nível 2, onde ocorre a transformação do Reikiano, possibilitando praticar em outras pessoas.


Encontre o profissional mais próximo de você na Orbtiha!