Como usar a tecnologia a seu favor para ampliar os meios de pagamento?

Grande parte dos consumidores hoje em dia utilizam os pagamentos digitais como uma das formas mais recorrentes em suas transações. Além das vantagens de usar outros meios, essa modalidade está se tornando cada vez mais necessária entre os consumidores.

Hoje é muito mais viável e prático para pessoa física ter uma própria maquininha de cartões ou até mesmo sua carteira digital, não tendo a necessidade de ter um CNPJ para aceitar esses métodos de recebimento.

Para te mostrar algumas vantagens em ampliar os métodos de recebimento, levantamos alguns pontos relevantes e que comprovam a importância de se ter maios de pagamentos eletrônicos e digitais.

Possibilidade de atender um número maior de clientes
Muitos consumidores deixaram de utilizar o dinheiro vivo como forma de pagamento, pois hoje em dia não é mais seguro antes com dinheiro na carteira. A grande maioria opta pelo pagamento através de cartões de crédito e débito, tornando uma transação mais segura para ambos os lados. Se você não está preparado para atendê-los, com certeza está deixando de lado uma boa parcela de clientes de lado.

Se os seus concorrentes estão adotando essa forma de pagamento, então você será deixado para trás, aceitar pagamentos eletrônicos e digitais virou uma necessidade.

Diminui o tempo e o custo para lidar com o dinheiro
Quando você opta por trabalhar somente com dinheiro, você tem o trabalho extra a ser feito. Ter um controle sobre notas de serviço, conferência do caixa e muitos casos depositar esse dinheiro em algum banco, correndo risco no transporte do mesmo. Além de ser um processo mais trabalho, tem que ser levando o tempo gasto com essas atividades.
Você não deixará de aceitar pagamentos em espécie ou em cheque, mas abrirá novas oportunidades para o seus clientes optarem pela forma de pagamento.

Automatiza a contabilidade no final do mês
Trabalhar com o dinheiro pode ser trabalho. O fato de contabilizar os valores no final do mês faz com que esse fechamento seja mais lento. Pagamentos de forma eletrônica são mais fáceis pois vão diretamente para uma conta bancária e você pode gerar um simples extrato no final do mês, onde terá todos os recebimentos em um único lugar.

Não é apenas o processo de lidar com o dinheiro que pode ser trabalhoso. Muitas vezes, o simples fato de ter que contabilizar esses valores faz com que a sua contabilidade seja mais lenta, pois há mais trabalho a ser feito. O mesmo não ocorre quando o pagamento é feito de forma eletrônica, pois ele vai direto para uma conta bancária. Basta acessar o extrato e cruzar as informações com o seu registro de atendimentos.

Reduz fraudes e aumenta a segurança
Dinheiro em espécie é sempre um problema. Nunca se sabe quando poderá por mero azar receber uma nota falsificada, que nem mesmo o seu cliente sabia dela, e quando vai fazer algum pagamento ou depósito é informado de que aquela nota é falsa.

Quando você usa formas digitais de pagamento, sobra mais tempo para pensar naquilo que realmente importa: o seu próprio negócio. Por isso, não pense duas vezes e procure hoje mesmo alternativas para que os pagamentos por meios digitais passem a fazer parte do seu dia a dia.

Se gostou deste conteúdo curta e deixe seu comentário 😉